Periodontia

Todo paciente deve fazer periodicamente procedimentos de profilaxia, dificilmente um
paciente só com a higienização feita em casa consegue a remoção completa de todo o
biofilme, portanto deve passar com o dentista para que seja realizada uma limpeza de forma
mais completa, a periodicidade vai variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Somente realizar a profilaxia com o dentista no consultório não é suficiente, caso não se dê
continuidade à higienização bucal após as refeições. Durante a consulta deve-se esclarecer
dúvidas como a melhor técnica de escovação, o melhor tipo de escova para o paciente, sobre o
uso de fio dental, sobre a necessidade ou não de se usar enxaguantes bucais, enfim todas as
formas de manter uma higiene bucal adequada.

O acúmulo de Cálculo (tártaro) pode ocorrer no nível da gengiva ou na coroa dentária, para
esse tipo de é realizada a raspagem supra gengival, em alguns casos esse Cálculo encontra-se
nas raízes dos dentes e dentro da gengiva sendo necessidade de raspagem sub gengival. Em
ambos os casos podem der usados para remoção do Cálculo aparelho de ultrassom e curetas
para raspagem e alisamento radicular.

O crescimento excessivo da gengiva pode ser causado por muitos fatores, como o acúmulo de
placa bacteriana, o uso de alguns medicamentos, fatores hormonais e durante a gestação.
Sempre há necessidade de se investigar a causa, uma adequação de higiene se faz necessária,
entretanto muitas vezes há a necessidade da realização da Gengivoplastia, trata-se da
remoção do excesso de gengiva, e ao mesmo tempo uma plástica no formato e contorno
gengival. O procedimento torna mais fácil a higienização, mais estético e harmônico o sorriso,
devolvendo a proporção adequada entre dente e gengiva.

A periodontite é uma doença que leva a perda do osso ao redor das raízes dos dentes, esta
doença tem controle, porém é irreversível. Após a realização de raspagens e controle da
periodontite, é comum que as raízes fiquem expostas causando sensibilidade e
comprometendo a estética quando na região anterior. Traumas físicos também podem causar
retrações. Um tratamento para esse problema é o enxerto gengival, onde é removido uma
camada de gengiva do palato (céu da boca) e enxertado na região.