Odontopediatria

Implante Dentário é um cilindro de titânio introduzido nos maxilares no local onde foi perdido
o dente, esse implante fixa a prótese, normalmente de porcelana, que reproduz o dente a ser
substituído.

Ir ao dentista nem sempre significa passar em atendimento, mas receber orientações de como
proceder os cuidados de higiene dos pequeninos, quais os produtos de higiene dental devem
ser usados (não são os mesmos dos adultos) e evitar que se instalem as doenças bucais, sendo
a mais comum delas a cárie.

É comprovado que associado a cuidados de higiene e profilaxias periódicas a aplicação de flúor
contribui para a prevenção do desenvolvimento da doença cárie e mesmo a reversão de
quadros de cárie ativas onde há lesões de manchas esbranquiçadas.

Lesões de cárie são comuns entre crianças, as principais causas são uma higienização
deficiente e o consumo em excesso de doces, o que leva ao desenvolvimento desta doença. A
cárie quando aumenta seu tamanho causa dor, portanto a criança muitas vezes pode estar
sofrendo. Quando a cárie é detectada orienta-se que sejam realizadas restaurações evitando a
dor a possível necessidade de um tratamento de canal.

Quando a cárie se torna muito extensa, atinge a polpa do dente, a polpa trata-se se um tecido
extremamente inervado o que causa dor intensa. Sempre há o questionamento se é necessário
tratar o canal de um dente decíduo (dente de leite) uma vez que este irá cair. Ocorre que
muitos dentes são trocados apenas por volta dos 10 a 12 anos de idade, sua remoção precoce,
permite a perda de espaço no arco dentário causando sérios problemas de oclusão (encaixe)
dos dentes permanentes.

Muitas vezes devido a extensão da lesão de cárie ou devido a traumas um dente é perdido
antes do tempo correto de sua esfoliação (troca natural pelo dente permanente), nestes casos
é necessária a confecção de um aparelho mantenedor de espaço que irá prevenir a perda de
espaço no arco, mantendo o espaço necessário para o dente permanente erupcionar (nascer)
na posição correta.

Os aparelhos ortopédicos (móveis) têm a função de tratar desequilíbrios ósseos, musculares e
de funcionamento dos maxilares como problemas na mastigação, deglutição, respiração e até
na fala, o alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular. O uso de
aparelhos móveis é recomendado principalmente dos 6 aos 12 anos de idade, promove
pequenos movimentos dentários, previne a má relação dos ossos da face e evita muitas vezes
que a criança tenha que fazer uma intervenção cirúrgica no futuro.